A arte do debug, pensar como um programador

“The art of debugging is figuring out what you really told your program to do rather than what you thought you told it to do.” — Andrew Singer

Aprender a resolver problemas é o fundamento mais importante na vida de um desenvolvedor. Muito tempo é gasto tentando solucionar um grande problema na criação de um software, que poderia ter sido melhor entendido se divido em parte menores, e se um tempo maior fosse gasto no momento inicial, quando o problema é apresentado.

  • Escrever o problema ao primeiro contato, tentar explicar o problema para alguém ou algo.
  • Investir tempo em entender o problema e seus desdobramentos antes de começar a escrever o código.
  • Dividir o problema em partes menores que possam ser absorvidas com mais facilidade e solucionadas com maior certeza e agilidade.
  • Continuar extraindo partes do problema até que chegue em um ponto que consiga solucionar, então fazer o mesmo com outra parte.
  • Testar a solução completa.

É interessante o treino constante da solução de problemas, de nada adianta você treinar 100 socos e 100 chutes todos os dias, se são socos dado ao vento que não solucionam nada. As vezes um minuto de treino de combate, por mais simples que seja, ajuda a transformar informação, aquilo que você viu, em conhecimento, aquilo que você realmente sabe.

Com o passar dos anos e décadas um soco basta para acabar o conflito.

No pain no gain, se não houver esforço e dificuldade, não há aprendizado, não há ganho.

Tente resolver um problema por dia, com o passar do tempo perceberá que problemas diferentes muitas vezes tem soluções similares, e com o tempo você cria um ‘framework’ internalizado de soluções.

“Just when you think you’ve successfully navigated one obstacle, another emerges. But that’s what keeps life interesting.[…]

Life is a process of breaking through these impediments — a series of fortified lines that we must break through.

Each time, you’ll learn something.

Each time, you’ll develop strength, wisdom, and perspective.

Each time, a little more of the competition falls away. Until all that is left is you: the best version of you.” — Ryan Holiday (The Obstacle is the Way)

O site Coderbyte é um local interessante pra treinar esse fundamento, o de solucionar problemas.

Anotações sobre um tópico interessante que encontrei hoje.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *